Confira 10 dicas especiais para quem quer empreender digitalmente e aumentar suas vendas!
O que é empreendedorismo Digital?
O empreendedorismo digital consiste em utilizar o ambiente digital e ferramentas virtuais para conquistar novos clientes e, claro, realizar mais vendas. O empreendedorismo pode estar ligado ao lançamento de uma nova empresa , migração ou expansão de um negócio já existente para o ambiente digital.
E o que é preciso para começar a vender na internet e conquistar o seu lugar ao sol neste promissor mercado? A resposta é simples. Planejamento e dedicação ! Vamos então às dicas para você arrasar com suas vendas !!!
1. Tenha uma equipe de vendas preparada
Pode parecer meio clichê mas é real, seu time precisa estar preparado para lidar com a internet e seus desafios.
Isso pode até parecer simples em um primeiro momento, mas a verdade é que o ambiente online tem suas particularidades. Por exemplo, ao fazer um atendimento via WhatsApp, é preciso deixar claro, na hora de escrever, o que você quer passar.
E isso não é algo restrito somente ao atendimento, mas também no momento de realizar vendas, prospectar clientes e, inclusive, no momento em que tende-se a “relaxar”… o pós-venda. Ou seja, o preparo e atenção precisa ocorrer em todas as etapas do negócio.
2. Tenha domínio sobre sua Persona
O conceito de persona dentro de um modelo de negócio é levemente diferente daquela pensada por C.G. Jung. Aqui no mundo dos negócios, persona é a ideia de cliente ideal.
Conhecer como esse consumidor se comporta no meio digital é importante para adequar suas estratégias. Quer ver um exemplo? Se você trabalha com o público mais velho, provavelmente, deve focar no Facebook. E assim por diante, conhecer o seu cliente e mostrar para ele que você pé o seu parceiro ideal, que entende suas demandas, anseios e limitações.
3. Personalize sua comunicação
Você alguma vez recebeu aquelas mensagens padronizadas e “robótizadas”? Se sim, com certeza , sabe como é ruim se sentir “mais um”, correto ?
É preciso personalizar a comunicação, isso faz com que o cliente se sinta mais próximo à empresa, que ele se sinta acolhido.
No empreendedorismo digital, isso pode ser aplicado desde a forma como você se comunica com os usuários nas redes sociais, até no e-mail marketing enviado. O diferencial da sua marca é, justamente, o relacionamento com o cliente e o acolhimento despendido a ele.
4. Promova estratégias de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é a estratégia que tem por finalidade o engajamento do público por meio da criação de conteúdos. Por exemplo, posts interessantes e relevantes. As publicações podem acontecer nos mais diversos meios, como redes sociais e diversos outros canais.
5. Implemente um CRM
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que, na prática, significa o gerenciamento da base de clientes. Usar um software de CRM permite que sua equipe tenha um relacionamento com os clientes mais fácil e efetivo.
Por exemplo, em um gerenciamento automatizado, você consegue separar as pessoas que pediram informações sobre um determinado produto. Dessa forma, personaliza a comunicação para que atenda aos interesses da pessoae por consequencia aumentar as vendas online. Assim, consegue aumentar as vendas online!
6. Tenha boas práticas de UPSELL e CROSS-SELL
O upsell e o cross-sell são estratégias para aumentar a venda final. Enquanto o primeiro acontece quando o vendedor oferece um produto melhor, o segundo é a oferta de itens complementares.
No empreendedorismo digital, essas técnicas podem ser aplicadas de diferentes maneiras. Por exemplo, no carrinho de compras, oferecer itens similares pode fazer com que o usuário compre mais. O pós-venda, pode aproveitar a compra de um produto e, depois, oferecer um modelo mais avançado, buscando um upsell.
7. Siga uma metodologia de vendas
As metodologias de vendas são uma espécie de “passo a passo” que ajudam o empreendedor a entender como seus clientes se comportam. A metodologia AIDA, por exemplo, define alguns passos do processo de compra: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
No empreendedorismo digital, você pode mesclar a metodologia de vendas com o CRM e separar sua base de dados por etapa. Isso também influencia na criação de uma comunicação personalizada. Afinal de contas, cada momento de compra exige um argumento diferente.
8. Tenha uma política de fidelidade
Buscar a fidelização do cliente é o objetivo de todo empreendedor, seja online ou offline. Para isso, uma das estratégias é a criação de um programa de fidelidade. Ou seja, uma espécie de recompensa que convence o cliente a voltar ao seu negócio.
Ele pode ser simples, como oferta de descontos acumulativos para usuários recorrentes ou cashback para compras futuras.
9. Crie uma rotina de follow-up
O follow-up nada mais é do que o acompanhamento das ações. Então, se você quer aumentar as vendas pela internet e começar a planejar estratégias, não deixe de analisar se está no caminho certo.
É indicado que esse acompanhamento seja feito de forma rotineira. Por exemplo, você pode marcar um dia da semana (ou na quinzena) para olhar os números e comparar com o período anterior.
Assim, consegue metrificar quais ações estão com retorno mais vantajoso.
10. Utilize ativamente as redes sociais
Investir em venda digital sem usar as redes sociais, não vale a pena! Afinal de contas, elas podem ser a sua vitrine online gratuita. Mas, para isso, não basta criar um perfil e “esquecer ele lá”.
Crie novas publicações, aproveite as tendências das redes, interaja com seus seguidores e responda mensagens! O engajamento deve vir dos dois lados. Acredite, elas podem ser muito mais importantes do que imagina!